COMO TUDO COMEÇOU
Segundo o líder comunitário, Humberto Ellery, inicialmente, “a região era pouco desenvolvida, predominava a moradia de caseiros em sítios de proprietários que pagavam a esses moradores para cuidarem de suas propriedades. Aos poucos essas pessoas foram fixando residência, se estabelecendo no local, criando vínculos com o lugar e constituindo família”.
Uma das primeiras moradoras do bairro, dona Francina, conta, que a infraestrutura era precária e não havia serviços regulares, “a população tinha que se deslocar para os bairros vizinhos ou mesmo outros municípios”.
O serviço de transporte era difícil, pois não existiam ruas ou avenidas, mas sim pequenas vias de calçamento, cercadas de mato, não tinha posto de saúde ou hospital próximo, faltavam escolas e locais para realização do abastecimento de seus produtos básicos.
Através do engenheiro Luciano Cavalcante, filho de um dos empresários da área, foi realizada a primeira obra de infraestrutura da história do bairro, a eletrificação da região. Com esta conquista, outras empresas se estabeleceram num local, até então, desacreditado, desabitado e desconhecido de todos.
ATUALMENTE
O Conjunto Habitacional construído pela COHAB tomou grandes proporções e a partir dos anos 80, recebeu inúmeros condomínios de apartamentos, casas, mansões, empresas, faculdades, shopping e repartições públicas, como a Câmara Municipal de Fortaleza.
“Todo esse crescimento valorizou o bairro e proporcionou melhorias significantes na infraestrutura da região, e nos serviços necessários à população, comenta Humberto. O Bairro Eng. Luciano Cavalcante possui aproximadamente 20 mil moradores e um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, a partir de seis mil reais.
No entanto, tendo em vista a tranquilidade e a infinidade de produtos e serviços oferecidos à população moradora da região, o bairro ainda possui como característica o lado residencial, preservando ao longo dos anos os laços de amizade entre os seus habitantes.
EM TEMPO…
O homem que deu nome a um dos bairros do sudoeste da Capital, há 44 anos, recebe agora outra homenagem: um livro que conta sua história. A biografia do engenheiro Luciano Cavalcante, um dos mais ilustres cearenses da década de 1950, foi escrita pelo filho dele, o também engenheiro e empresário Marcelo Cavalcante. O lançamento aconteceu na primeira semana de Maio, na Câmara Municipal de Fortaleza.
O legado de Luciano Cavalcante
No último dia 2 de maio, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu solenidade para celebrar os 44 anos do bairro Luciano Cavalcante. Na ocasião, um dos filhos do engenheiro que deu nome à região, antes conhecida como Salineiro do Cocó, Marcelo Cavalcante, também engenheiro, lançou o livro “Luciano Cavalcante”, que retrata a história de seu pai, traçando os momentos da infância e da juventude e dos caminhos percorridos para a sua formação. Em entrevista ao IMÓVEIS, Marcelo falou sobre a importante contribuição de seu pai no desenvolvimento da região.
Então não deixe de conhecer o Reserva Alpha Village, um empreendimento que irá surpreender você. Ele está na melhor localização do Bairro Eng. Luciano Cavalcante